Bem, a vida aqui na Noruega é diferente. Não existe isso de ter cozinheira ou empregada, a menos que você tenha grana o suficiente para ter e manter pelo menos um barco e não se incomode em ser marginalizado pela sociedade por ser um capitalista mimado.
As duras licoes que aprendi mais rapido assim que passei a morar sozinha (leia-se “Sem Bina”):
– Roupa suja procria mais rapido que coelho
– Poeira se acumula mais rapido que roupa suja
– Nao tenho saco para cozinhar comida saudavel
– Passo mal depois de três dias só comendo lixo
– As contas não tem coracão
– Por mais que eu tenha medo, é melhor abrir a caixa postal
Vou discutir todos esses traumas e descobertas ao longo da vida deste blog, mas especificamente neste post vou compartilhar uma receita de comida saudavel e rapida que é figurinha carimbada no cardapio aqui de casa.
(marroquino entre aspas porque não tem nada a ver com o prato típico do Marrocos, é só pra diferenciar do cuscuz que geralmente se come no Brasil)
O genial do cuscuz “marroquino” é que é rápido, saudável e delicioso. E fácil – arrisco dizer que até meu pai acertaria fazer.
- Ferva um copo de água com um tablete de caldo de carne, frango ou legumes. Desligue o fogo.
- Adicione um copo de cuscuz “marroquino” na água fervente e deixe descansar por 3 minutos.
- Misture 1/2 colher de sopa e manteiga ou margarina, com um garfo (é só pra deixar os grãos soltinhos).
Pronto. Aí é só por o que você quiser. Legumes em cubinhos levemente refogados, frango, aqueles restos de ontem que você achava que não ia usar, fazer um tabule de pobre…
E é mais rápido do que fazer pizza congelada.
E fácil – arrisco dizer que até meu pai acertaria fazer.
NÃO EXAGERE!!!
Acho que só tem cuscuz marroquino na perini aqui. Desses grãos exóticos, eu adoro quinua também!
eu nao disse que ele acertaria fazer SOZINHO…
Não tem RSS Feed???
Olá!
Estava pesquisando sobre cuscuz marroquino, e acabei encontrando seu blog – gostei muito. Tomara que você continue com pique para escrever. Abraços!
moro em são caetano do sul-sp enão consegui encontar o cuscuz, estou morrendo de vontade, mas terei que esperar pois não sei onde encontrar.
Vá ao mercado municipal de S.Paulo (Rua Cantareira – Centro, pertinho da 25 de março), lá tem tudo…
Boa sorte!
Francisco
Encontrei no Pão de Açucar. Em casas de produtos importados você também encontra, como na Rua Santa Rosa, em SP ou no Mercadão Municipal.
Abs,
Rita
Adorei teu blog!!!!!
vi na tv um homem fazendo cuscuz marroquino, vi os ingredientes todos, achei bonito o cuscuz pronto, mas afinal o que é o cuscuz marroquino? um grão, uma farinha? To doida pra comer.
Oi Cleonice! Desculpa a demora!
Na verdade cuzcuz marroquino é uma massa, feita de sêmola (“farinha granulada extraída da cariopse do trigo ou de grãos de outros cereais (p.ex., o milho), e que serve para o preparo de massas, sopas, caldos, mingaus etc.” , Dicionário Houaiss) de trigo duro .
Mari, eu tava procurando saber como fazer o tal cuscuz marroquino que acho uma delícia! Pelo visto, é muito simples, mesmo, mas desde que se encontre para comprar, né? Vou procurar por aqui, não faço a menor idéia se vou achar com facilidade ou não. Parabéns pelo blog, estou aprendendo e me esforçando nos exercícios dos novos hábitos.
Ah… colocar o tablete na água vai tirar o gosto de tudo. Faça sõ com água quente ou um caldo de vegetais muito leve… depois pique, castanhas, cebola roxa, passas brancas e pretas, ameixa… ai sim!
Querido Thales
Bom, obviamente colocar o tablete ou nao vai depender de que “restos” voce vai usar para fazer o cuscuz. Com restos chiques como o seu, realmente, o caldo so ia estragar a festa! Quando tenho muitas sobras, uso meio tablete. E quando tenho restos com sabor forte como cebola roxa, faco uma quiche (A Maizena vende uma massa pre-pronta que eh um salva-vidas para pessoas como eu que nao acertam fazer a massa do Jamie).
Obrigada por seu comentario!
O cuscuz marroquino do Almanara também é tudo de bom, e dá muito menos trabalho…
estava procurando receita de cuscuz marroquino e encontrei seu blog adorei.